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Domingo, 28 de Novembro de 2021
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DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

1.Como cadastrar os valores dos FRETES?
2.Como cadastrar as MENSAGENS do rodapé dos orçamentos?
3.Como cadastrar um CLIENTE?
4.Como cadastrar novas UNIDADES DE ESTOQUE?
5.Como cadastrar um FORNECEDOR?
6.Como cadastrar PRODUTOS?
7.Como fazer ORÇAMENTOS e VENDAS?
8.Como cadastrar CIDADES?
9.Como faço para ANULAR um ORÇAMENTO/PEDIDO CONFIRMADO?
10.Como EXCLUIR ORÇAMENTOS velhos?
11.Como faço para imprimir a TABELA DE PREÇOS?
12.Como imprimir a TABELA DE PREÇOS com preço 1 e preço 2?
13.Como REAJUSTAR OS PREÇOS dos produtos por fornecedor?
14.Como CONTROLAR ESTOQUE?
15.Como criar um USUÁRIO?
16.Não consigo gerar relatório, pois, apresenta a seguinte mensagem: "ARQUIVO DE TRABALHO ARGEN220 ou ARGEN221 NÃO DISPONÍVEL"? O que devo fazer?
17.Como cadastrar DOCUMENTOS no CONTAS A RECEBER?
18.Como BAIXAR OS DOCUMENTOS no CONTAS A RECEBER?
19.Como CONFIGURAR A SENHA DO CONTAS A RECEBER?
20.Como emitir BOLETO BANCÁRIO?
21.Como faço para REEMITIR O BOLETO BANCÁRIO?
22.Como faço atualizar o VALOR DE COMPRA dos CLIENTES?
23.Como imprimir a RELAÇÃO (FATURA) DOS DÉBITOS do CLIENTE?
24.Como cadastrar o tipo de IMPRESSORA FISCAL que estou utilizando?
25.Como lançar no CAIXA e emitir o CUPOM FISCAL?
26.Como configura os DESCONTOS DO BALCÃO?
27.Como alterar a SENHA do BALCÃO PARA DESCONTOS E REEMISSÃO?
28.Como faço para REEMITIR um orçamento CONFIRMADO?
29.Como lançar pedidos sem COTAÇÃO?
30.Como fazer a COTAÇÃO pelo sistema?
31.Passos para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica/nfe/nfce



1.Como cadastrar os valores dos FRETES?
  • 1.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 1.2 - Cadastros Básicos (1)
  • 1.3 - Entrada de Dados
  • 1.4 - Via de Transporte

2.Como cadastrar as MENSAGENS do rodapé dos orçamentos?
  • 2.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 2.2 - Cadastros Básicos (2)
  • 2.3 - Entrada de Dados
  • 2.4 - Mensagens

Obs: Para saber o último código de mensagem disponível, digite 99 e tecle [Page Up]; Limpar a tela [F9]; e informe o próximo número. Para consulta: tecle [F7] - Código.


3.Como cadastrar um CLIENTE?

Tem quatro formas:

  • 3.1.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 3.1.2 - Cadastros Básicos (1)
  • 3.1.3 - Entrada de Dados
  • 3.1.4 - Clientes

Obs: Deve pesquisar primeiro se o cliente já existe, teclando [F7], pressionando [ENTER] no código do cliente, o sistema criará automaticamente um código seqüencial;

  • 3.2.1 - Gestão de Materiais
  • 3.2.2 - Balcão de Atendimento
  • 3.2.3 - Entrada de Dados
  • 3.2.4 - Clientes
  • 3.3.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 3.3.2 - Balcão de Atendimento
  • 3.3.3 - Entrada de Dados
  • 3.3.4 - Orçamento/Vendas

Obs: Neste caso deverá fazer um orçamento para que o cliente seja gravado, gravará apenas os clientes com CPF ou CNPJ válidos.

  • 3.4.1 - Sistema Financeiro
  • 3.4.2 - Contas a Receber
  • 3.4.3 - Entrada de Dados
  • 3.4.4 - Cadastro de Clientes

4.Como cadastrar novas UNIDADES DE ESTOQUE?
  • 4.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 4.2 - Cadastros Básicos (1)
  • 4.3 - Entrada de Dados
  • 4.4 - Unidades de Estoque

5.Como cadastrar um FORNECEDOR?
  • 5.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 5.2 - Cadastros Básicos (1)
  • 5.3 - Entrada de Dados
  • 5.4 - Fornecedores/Fabricantes

Obs: Para saber o último código de fornecedor disponível, digite 9999 e tecle [Page Up]. Limpa a tela [F9] e informe o próximo número.


6.Como cadastrar PRODUTOS?
  • 6.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 6.2 - Produtos
  • 6.3 - Entrada de Dados
  • 6.4 - Produtos

PRODUTO NOVO:

Código SOFTSOL: É o código do produto, basta teclar [ENTER] que o sistema gera o último código ou informar o código de barra para quem usará a pistola;

Numeração: Sempre (001);

Tipo: Normalmente (1) - Consumo/Venda (2) Permanente - Patrimônio;

Agrupamento: Normalmente (01.01) - Produtos em Gerais;

Imprime Livro: (S) - Para ser impresso na tabela de preços;

Estoque: Normalmente (S) - Para poder controlar o estoque;

Tributável: (S) - Substituição ; (I) - Isento; (T) - Tributável;

Tipo Desconto: (1) - Não dá desconto; (2) - Permite desconto;

ALTERAÇÃO

Tem duas formas:

  1. Todos os dados: basta quando tiver pedindo o nome da descrição logo em baixo, basta teclar [ESC], [F7], Produtos, descrição, informar o nome e [ENTER];
  2. Modo rápido: basta pesquisar o nome e teclar [ENTER] e alterar;

EXLCUSÃO:

Basta quando tiver pedindo o nome da descrição logo em baixo, basta teclar [ESC], [F7], Produtos, descrição, informar o nome e [ENTER], quando tiver no campo nome produto tecle [F6];


7.Como fazer ORÇAMENTOS e VENDAS?
  • 7.1 - Gestão de Materiais
  • 7.2 - Balcão de Atendimento
  • 7.3 - Entrada de Dados
  • 7.4 - Orçamentos / Vendas

Obs:

Para iniciar um novo orçamento/vendas: Tecle [F5], se quiser já pode pesquisar o cliente, se não teclar [ENTER] até o campo [S];

Para pesquisa /inclusão de produtos: Tecle [F10], selecione e [ENTER];

Para pesquisar os próximos itens do orçamento: Tecle [Page Down];

Para retornar a tela anterior dos itens do orçamento: Tecle [Page UP];

Para alterar a quantidade do produto, bastar colocar o cursor em cima do produto e teclar [ENTER] e informar a nova quantidade;

Para excluir basta teclar [F6] em cima do produto;

Para ver os itens do Orçamento tecle [ESC] e [F5];

Para encerrar a inclusão de produtos: Tecle [ESC] e [ENTER];

Para consultar clientes cadastrados tecle [F7], Clientes, Descrição. Usar setas p/ cima e p/ baixo e tecle [ENTER] p/ selecionar;

Para consultar fretes/usuários/orçamentos cadastrados tecle [F7], ... , Descrição. Usar setas p/ cima e p/ baixo e tecle [ENTER] p/ selecionar;

Para consultar o último orçamento digite: 999999 e Tecle [Page UP][Page Down];

Cliente com CPF/CNPJ errado, irá imprimir orçamento/nota fiscal, mas não gravará no cadastro de cliente, com gentileza, peça seu CPF, para ganhar tempo na próxima vez que ele vier comprar;


8.Como cadastrar CIDADES?
  • 8.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 8.2 - Balcão de Atendimento
  • 8.3 - Entrada de Dados
  • 8.4 - Cidades

Obs: Para saber o último código de fornecedor disponível, digite 9999 e tecle [Page Up]. Limpa a tela [F9] e informe o próximo número.


9.Como faço para ANULAR um ORÇAMENTO/PEDIDO CONFIRMADO?
  • 9.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 9.2 - Manutenção (1)
  • 9.3 - Entrada de Dados
  • 9.4 - Anula Confirmação Balcão

10.Como EXCLUIR ORÇAMENTOS velhos?
  • 10.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 10.2 - Manutenção (1)
  • 10.3 - Entrada de Dados
  • 10.4 - Exclusão de Orçamentos

11.Como faço para imprimir a TABELA DE PREÇOS?
  • 11.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 11.2 - Produtos
  • 11.3 - Relatórios
  • 11.4 - Tabela de Preço de Produtos

12.Como imprimir a TABELA DE PREÇOS com preço 1 e preço 2?
  • 12.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 12.2 - Produtos
  • 12.3 - Relatórios
  • 12.4 - Produtos por Agrupamentos

13.Como REAJUSTAR OS PREÇOS dos produtos por fornecedor?
  • 13.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 13.2 - Produtos
  • 13.3 - Reajustes de Preços
  • 13.4 - Reajuste Geral/Fornecedor

14.Como CONTROLAR ESTOQUE?

Primeiramente habilitar o sistema para controlar o estoque:

  • 14.1.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 14.1.2 - Manutenção (1)
  • 14.1.3 - Entrada de Dados
  • 14.1.4 - Parâmetros do Sistema
  • 14.1.5 - No campo "Estoque?" deve responder "S"

Habilitar os usuários que irão acessar o estoque:

  • 14.2.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 14.2.2 - Manutenção (1)
  • 14.2.3 - Entrada de Dados
  • 14.2.4 - Usuários x Locais de Estoque

Para os produtos que não foram inicializados:

  • 14.3.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 14.3.2 - Estoque Produtos
  • 14.3.3 - Entrada de Dados
  • 14.3.4 - Inicializa Estoque de Produtos

Para os produtos que já foram inicializados:

  • 14.4.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 14.4.2 - Estoque Produtos
  • 14.4.3 - Entrada de Dados
  • 14.4.4 - Movimentação de Produtos

Código de Movimentação:

  1. 101 - Entrada de Notas Fiscais
  2. 201 - Saída de produtos

15.Como criar um USUÁRIO?
  • 15.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 15.2 - Manutenção (1)
  • 15.3 - Entrada de Dados
  • 15.4 - Usuários

16.Não consigo gerar relatório, pois, apresenta a seguinte mensagem: "ARQUIVO DE TRABALHO ARGEN220 ou ARGEN221 NÃO DISPONÍVEL"? O que devo fazer?
  • 16.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 16.2 - Manutenção (1)
  • 16.3 - Entrada de Dados
  • 16.4 - Libera Work´s

Tecle [F6] no ARGEN220 e ARGEN221, aparecendo a mensagem "ARQUIVO DISPONÍVEL"


17.Como cadastrar DOCUMENTOS no CONTAS A RECEBER?

Tem duas maneiras:

Se deseja que pelo balcão de atendimento, automaticamente grave no Contas a Receber, deve informar no parâmetro do sistema:

  • 17.1.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 17.1.2 - Manutenção (1)
  • 17.1.3 - Entrada de Dados
  • 17.1.4 - Parâmetros do Sistema
  • 17.1.5 - No campo "Grava Receber?" deve responder "S"

Todo cliente deve ter limite de compra, para poder vender a prazo para ele e Situação do Cliente diferente que 4 - Ruim; Normalmente é 2 - Bom; e no campo LOJA, deve estar NC - Nada Consta, pois, se estiver NG - Negativo, o sistema negará a venda:

  • 17.2.1 - Sistema Financeiro
  • 17.2.2 - Contas a Receber
  • 17.2.3 - Entrada de Dados
  • 17.2.4 - Cadastro de Clientes

Pelo Balcão de Atendimento, confirmando o orçamento - (2) A prazo:

  • 17.3.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 17.3.2 - Balcão de Atendimento
  • 17.3.3 - Entrada de Dados
  • 17.3.4 - Orçamentos / Vendas

Ou diretamente pelo Cadastro de Documentos:

  • 17.4.1 - Sistema Financeiro
  • 17.4.2 - Contas a Receber
  • 17.4.3 - Entrada de Dados
  • 17.4.4 - Cadastro de Documentos

18.Como BAIXAR OS DOCUMENTOS no CONTAS A RECEBER?
  • 18.1 - Sistema Financeiro
  • 18.2 - Contas a Receber
  • 18.3 - Entrada de Dados
  • 18.4 - Baixa de Documentos

Obs: Para consulta, tecla F7 - Clientes, Débitos do Cliente e outras tabelas;


19.Como CONFIGURAR A SENHA DO CONTAS A RECEBER?
  • 19.1 - Sistema Financeiro
  • 19.2 - Contas a Receber
  • 19.3 - Manutenção
  • 19.4 - Parâmetros do Financeiro

Obs: F5 - Troca Senha


20.Como emitir BOLETO BANCÁRIO?

Primeiramente no Cadastro de Clientes, deve colocar "S" no campo BOLETO:

  • 20.1.1 - Sistema Financeiro
  • 20.1.2 - Contas a Receber
  • 20.1.3 - Entrada de Dados
  • 20.1.4 - Cadastro de Clientes

Escolher qual banco irá imprimir os Boletos:

  • 20.2.1 - Sistema Financeiro
  • 20.2.2 - Contas a Receber
  • 20.2.3 - Boletos Bancários
  • 20.2.4 - Boleto Banco do Brasil (Exemplo)

21.Como faço para REEMITIR O BOLETO BANCÁRIO?

Primeiramente no Cadastro de Documentos e colocar "N" no campo BOLETO EMITIDO:

  • 21.1.1 - Sistema Financeiro
  • 21.1.2 - Contas a Receber
  • 21.1.3 - Entrada de Dados
  • 21.1.4 - Cadastro de Documentos

Escolher qual banco irá imprimir os Boletos;

  • 21.2.1 - Sistema Financeiro
  • 21.2.2 - Contas a Receber
  • 21.2.3 - Boletos Bancários
  • 21.2.4 - Boleto Banco do Brasil (Exemplo)

22.Como faço atualizar o VALOR DE COMPRA dos CLIENTES?
  • 22.1 - Sistema Financeiro
  • 22.2 - Contas a Receber
  • 22.3 - Manutenção
  • 22.4 - Negativar/Liberar Clientes

Obs: Este programa além de Liberar clientes, também negativa os clientes que estão vencidos após (n) dias;


23.Como imprimir a RELAÇÃO (FATURA) DOS DÉBITOS do CLIENTE?
  • 23.1 - Sistema Financeiro
  • 23.2 - Contas a Receber
  • 23.3 - Relatórios
  • 23.4 - Relação Documentos em Aberto

24.Como cadastrar o tipo de IMPRESSORA FISCAL que estou utilizando?
  • 24.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 24.2 - Cadastros Básicos (1)
  • 24.3 - Entrada de Dados
  • 24.4 - Filiais

25.Como lançar no CAIXA e emitir o CUPOM FISCAL?
  • 25.1 - Sistema Financeiro
  • 25.2 - Fluxo de Caixa
  • 25.3 - Entrada de Dados
  • 25.4 - Movimento de Caixa
  • 25.5 - Lançamento Diário

Obs:

Código Caixa: 01

Tecle [ENTER] nos campos abaixo:

Document/Cheque: e Dt Lancamento.:

No campo "Orcamento:" informe o número gerado pelo balcão e finalmente tecle [F8] - Cupom Fiscal;


28.Como configura os DESCONTOS DO BALCÃO?
  • 26.1 - Sistema Financeiro
  • 26.2 - Tabelas
  • 26.3 - Entrada de Dados
  • 26.4 - Tipos de Documentos

29.Como alterar a SENHA do BALCÃO PARA DESCONTOS E REEMISSÃO?
  • 27.1 - Sistema Gestão de Materiais
  • 27.2 - Manutenção (1)
  • 27.3 - Entrada de Dados
  • 27.4 - Parâmetros do Sistema

30.Como faço para REEMITIR um orçamento CONFIRMADO?
  • 28.1 - Gestão de Materiais
  • 28.2 - Balcão de Atendimento
  • 28.3 - Entrada de Dados
  • 28.4 - Orçamentos / Vendas
  • 28.5 - Deve digitar o número do orçamento e antes de teclar [ENTER], tecle [F8] - Imprimir, neste momento solicitará a senha do Gerente;

31.Como lançar pedidos sem COTAÇÃO?
  • 29.1 - GESTÃO DE COMPRAS
  • 29.2 - COMPRAS
  • 29.3 - ENTRADA DE DADOS
  • 29.4 - PEDIDO DO FORNECEDOR
  • 29.5 - No primeiro momento, não deve confirmar o pedido, deve imprimir e o representante assinar! Quando chegar as mercadorias do pedido, deve fazer as devidas correções de preço e quantidade e confirmar, neste momento lançará automático no Estoque!

31.Como fazer COTAÇÃO pelo sistema?
  • 30.1 - GESTÃO DE COMPRAS
  • 30.2 - 1º LEILÃO
  • 30.3 - ENTRADA DE DADOS
  • 30.4 - PEDIDO PARA LEILÃO
  • 30.5 - O sistema gerará um número do pedido, deve guardá-lo! Enviar para os representantes e aguardar as suas respostas. Quando chegar deve...
  • 30.6 - 2º BALCAO DO FORNECEDOR
  • 30.7 - ENTRADA DE DADOS
  • 30.8 - COPIAR PEDIDO DO LEILÃO
  • 30.9 - Deve utilizar o mesmo número gerado anteriormente.
  • 30.10 - PROPOSTA RESPOSTA LEILÃO
  • 30.11 - Digitar as devidas respostas. Repetir o mesmo processo pelas quantidades de respostas dos fornecedores.
  • 30.12 - 3º LEILÃO
  • 30.13 - ENTRADA DE DADOS
  • 30.14 - APURAÇÃO DO MENOR PREÇO LEILÃO
  • 30.12 - 4º LEILÃO
  • 30.13 - RELATÓRIOS
  • 30.14 - PROPOSTAS LEILÃO VENCEDORAS
  • 30.15 - Finalmente deve lançar os pediso vencidos para lançar no estoque, pois a decisão é do comprador
  • 30.16 - GESTÃO DE COMPRAS
  • 30.17 - COMPRAS
  • 30.18 - ENTRADA DE DADOS
  • 30.19 - PEDIDO DO FORNECEDOR

33.Passos para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica
  • 31.1 - Adquirir um Certificado Digital:
  • Entrar no site: www.acfenacon.com.br clicar na aba: Compre e-CNPJ Escolher o modelo: e-CNPJ A1) Validade: 1 anos!

    Ler os Documentos necessários;
    Gerar e efetuar o pagamento do boleto bancário;
    Ligar na crediciadora autorizada (ou no próprio site), e agendar para emissão e validação do certificado digital, como também a entrega dos documentos necessários.
  • 33.3 - Exigências mínimas (equipamentos) para rodar a Nota Fiscal Eletrônica:
  • * Computador com boa configuração, 4Gb de memória RAM, hd externo ou outro hd (para backups das notas);
    * Internet Banda Larga;
    * Impressora Laser e impressora 40 colunas para nfce;
    * No-Break;

  • 33.4 - Entrar em contato com a SoftSol para agendamento da ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA, imprescindível a internet funcionando no local:
  • 33.5 - Abrir o sistema SOFTSOL e cadastrar todos NCM dos produtos.
  • Código Regime: 1/3
    Para produtos T-Tributável, como o cliente for simples nacional, utilizar cod 101-Integralmente Tributador, caso contrário digitar 00-Totalmente Tributável e CFOP: 5102.
    Para produtos S-Substituição, utilizar cod 500/60-Cobrado por ST e CFOP: 5405
  • 33.6 - E após concluído este cadastro, agendar (com a SoftSol) o treinamento e implantação definitiva da Nota Fiscal Eletrônica!

Qualquer outra dúvida, nos envie por email suporte@softsol.com.br

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Olegário Sol, Analista de Sistemas!


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